terça-feira, 7 de setembro de 2010

Projeto Horta

"Um número crescente de educadores tem refletido e muitas vezes buscado cumprir o importante papel de desenvolver o comprometimento das crianças com o cuidado do meio ambiente escolar:cuidado do espaço externo e interno da sala ou da escola, cuidado das relações humanas que traduzem respeito e carinho consigo mesmo, com o outro e com o mundo.
O contato coma terra no prepearo dos canteiros e a descoberta de inúmeras formas de vida que ali existem e convivem, o encanto com as sementes que brotam como mágica, a prática diária do cuidado - regar, transplantar, tirar matinhos, espantar formigas, o exercício da paciência e perseverança até que a natureza nos brinde com a transformação de pequenas sementes em verduras e legumes viçosos e coloridos.
Ao construí-lo e cultivá-lo podemos aprender muitas coisas. As crianças o encaram como fonte de tantos mistérios! Ele nos ensina os valores da emocionalidade com a terra: a vida, a morte, a sobrevivência , os valores da paciência, da perseverança, da criatividade, da adaptação, da transformação, da renovação".

Um comentário: