sexta-feira, 20 de abril de 2012

22 DE ABRIL - DESCOBRIMENTO DO BRASIL

O navegador português, Pedro Álvares Cabral, saiu de Portugal comandando uma esquadra de 13 caravelas com 1.500 homens, rumos às Índias.




Após 43 dias de viagem, avistaram um monte no horizonte distante. Deram-lhe o nome de Monte Pascoal.




No dia 22 de abril de 1500, Cabral e seus homens desembarcaram na nova terra.Foram recebidos amistosamente pelos índios que já viviam no local, agora chamado de Ilha de Vera Cruz.




No descobrimento da nova terra, descobriram que havia, em abundância, uma árvore grande que os índios chamavam de Ibirapitã. em Tupi, ibirá significa pau e pitã, vermelho.







Na Europa, essa árvore já era conhecida como Pau-Brasil. Extraíam de seu miolo um corante vermelho de alto valor comercial. Sua madeira era aproveitada pelos marceneiros e carpinteiros.




Uma das caravelas voltou para Portugal com uma carta do escrivão Pero Vaz de Caminha. A carta informava ao rei, Dom Manuel, sobre a beleza, a fartura e os amistosos habitantes da nova terra.




Cabral pediu que o Frei Henrique Soares rezasse a primeira missa em terra firme. E, em nome do rei de Portugal, tomou posse da nova terra, dando-lhe o nome de Terra de Santa Cruz.




Importante:


* Durante 30 anos, de 1500 a 1530, o Brasil ficou praticamente abandonado, pois os portugueses achavam que aqui não haviam riquezas, isto é, prata, ouro ou especiarias. Esse período é chamado de Pré-Colonial.




*Portugal não abandonou o Brasil, porque a rota era estratégica e a direção dos ventos facilitava as escalas dos navios.




Um pequeno texto informativo, foi escrito na atividade das crianças e realizaram a pintura do desenho. Todos cantaram antes da Hora do Conto.


Música: Descobrimento do Brasil (Ciranda, cirandinha)


CANTANDO ESTA CANTIGA,

VAMOS TODOS ESTUDAR...

A HISTÓRIA MAIS BONITA,

QUE SE PODE IMAGINAR!


FALANDO DESTE JEITO,

QUEM SERÁ QUE JÁ NÃO VIU?

QUE A HISTÓRIA QUE FALAMOS,

É A HISTÓRIA DO BRASIL!


QUEM É QUE NÃO CONHECE,

PEDRO ÁLVARES CABRAL?

O VALENTE ALMIRANTE,

QUE NASCEU EM PORTUGAL.


CABRAL COM SUA ESPADA,

NOSSA TERRA DESCOBRIU...

ANO DE 1500,

DIA 22 DE ABRIL!


Retirado da internet




Essa foi a lembrancinha sobre o tema estudado, eles adoraram.






TERRA À VISTA!


Todos muito contentes, alunos da professora Hellida.





A professora Gerlande e seus pequeninos.


Olha a Caravela!!!






Boa Tarde!


Volte sempre!

Um comentário: