segunda-feira, 28 de março de 2011
sexta-feira, 25 de março de 2011
Estivemos presente na comemoração do aniversário, do nosso ilustríssimo prefeito, (Dedezinho). Cujo neste maravilhoso encontro, foram feitas pela creche Sol Nascente algumas homenagens, através de modestas mensagens e essa foi uma delas:
quarta-feira, 23 de março de 2011
As tias HELLIDA e GILMAÍSA no encerramento do projeto "o dia do circo"!
segunda-feira, 21 de março de 2011
História para motivar – O rei e o sábio
Era uma vez… Um rei que morava num grande castelo.
Um dia, levantou-se apavorado. Havia tido um sonho terrível no qual teria perdido de uma só vez todos os dentes. Preocupado, ordenou:
- Chame o meu melhor sábio.
Em poucos minutos, lá estava o sábio diante do rei. Após contar-lhe o sonho terrível, ordenou-lhe:
- Diga-me, sábio, o que significa esse meu sonho?
O sábio pensou… pensou… pensou… e, virando-se para o rei, disse-lhe:
- Majestade, vai acontecer uma desgraça na sua família. Uma doença terrível vai invadir o castelo e morrerá o mesmo número de parentes tanto quanto for o número de dentes perdidos em seu sonho.
O rei, furioso, ordenou ao seu comandante da guarda que amarrasse o sábio no toco e lhe desferisse cem chibatadas diante de todos os súditos.
- Chame outro sábio, este é um idiota – ordenou aos gritos.
Logo, logo, lá estava o outro sábio diante do rei. Contando-lhe todo o sonho terrível, ordenou-lhe:
- Diga-me, sábio, o que significa esse sonho?
O sábio pensou… pensou… pensou… e, olhando nos olhos do rei deu um sorriso largo, disse:
- Vossa Majestade é realmente um iluminado, um protegido por Deus. O número de dentes que sonhou perder será o mesmo número de familiares que morrerão vítimas de uma doença terrível.
Mas, apesar de toda a desgraça do castelo, Vossa Alteza irá sobreviver são e salvo.
Quando este saía do palácio, um dos cortesãos lhe disse admirado:
- Não é possível! A interpretação que você fez foi à mesma que o seu colega havia feito. Não entendo porque ao primeiro ele puniu com cem chibatadas e a você ele recompensou com cem moedas de ouro.
quinta-feira, 17 de março de 2011
PROJETO DIA DO CIRCO
Luís Gomes, março de 2011-03-15
Projeto: O Circo
Público alvo: comunidade escolar
Duração: 4 dias
Inicío: 23 a 28
Alunos atendidos: 4 e 5 anos
Justificativa:
Ao desenvolvermos esse projeto, estaremos trazendo aos alunos mais informação que serão necessárias para a sua formação. Crianças alegres, felizes, com atividades bem planejadas dando-lhes assim, possibilidades para que tenham uma boa desenvoltura na participação desse grande espetáculo onde, o grande protagonista é a criança.
OBJETIVO GERAL:
O grande foco desse projeto será a representação e desenvoltura das crianças mostrando seus sentimentos e experiências diante da própria imaginação.
Objetivos específicos:
.Trabalhar a capacidade inventiva, artística e criativa dos alunos .
.Explorar a expressão , emoção e sentimentos com atividades que utilizam o corpo e suas partes.
.Deixa-los cientes das cores utilizando o mundo circense, trabalhando-as com eles o que elas lhe trasmite.
Conteúdos:
texto: O passeio no circo;
Profissionais que trabalham no circo;(apresentação dos profissionais e suas características);
cores primárias.
Metodologia:
Usar textos que informe aos alunos a importância do trabalho no circo;
Contação de história referentes ao tema "O PASSEIO NO CIRCO"
Valorizar e conhecer o trbalho de cada profissional que trabalha no circo;
Palhaços( gravuras)para serem montados parte pelos próprios alunas;
Ouvir e dramatizar a música "o elefante feliz "(Xuxa).
Culminância:
Na ocasião para encerramos o nosso belíssimo trabalho ao longo dos 4 dias, apresentaremos em forma de um grande mural tudo aquilo que foi trabalhado.Aproveitamos ainda e traremos para a escola alguns alunos caracterizados como:bailarina, palhaço, mágico etc...
Faremos também muitas brincadeiras (pintar o rosto, andar e equilibrar-se em latas, estourar bexigas etc...
Avaliação:
A avaliação será feita após cada atividade brealizada onde, o professor terá que observar o desenvolvimento de cada um ao longo do projeto.
Professor, saber coordenar a sala é fundamental para que se tenha êxito no trabalho com as crianças.
DALILA VALQUÍRIA, COORDENADORA PEDAGÓGICA .
MARÇO DE 2011-03-15
Projeto a importancia da água.
PÚBLICO ALVO: COMUNIDADE ESCOLAR
DURAÇÃO : 7 DIAS
ÍNICIO: 14 a 22 DE MARÇO
ALUNOS ATENDIDOS: 3 a 5 ANOS DE IDADE
JUSTIFICATIVA :
O seguinte projeto será desenvolvido para ampliar os conhecimentos dos discentes e facilitar o atendimento daquilo que desconhecem. Ele também os deixará conscientes e bem informados sobre a importância da água em nossa vida, fará também com que aprendam a preservar, economizar e reutilizar a água.
OBJETIVOS:
OBJETIVO GERAL: Favorecer a compreensão e aprendizagem dos alunos deixando-os consscientes dos cuidados que devemos ter com a água e de como preserva-lá.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Facilitar o aprendizado dos alunos apresentando-lhes meios os quais ajudarão na hora da utilização da água.
Explorar atividades que organizem os conhecimentos prévios das crianças conectando-as assim o novo ao que ele já sabe ou desconhece.
CONTEÚDOS :
.A ÁGUA;
.ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA;
.TRATAMENTO DA ÁGUA;
.IMPORTÂNCIA DA ÁGUA EM NOSSA VIDA;
.música "PLANETA ÁGUA" GUILHERME ARANTES.
METODOLOGIA:
.Rodas de conversas;
.Iterpretação da música PLANETA ÁGUA em formas de desenhos;
.Experiências sobre os estados físicos da água;
.Dramatizações através de fantoches ;
.Experiências mostrando em detalhes como a água pode ser tratada;
.Utilizar DVD que mostre em detalhe como devemos preservar a água .
CULMINÂNCIA:
No término das ações realizadas ao longo do projeto, faremos um belíssimo desfecho onde, serão apresentadas atividades desenvolvidas durante a execução do mesmo. Músicas, peças teatrais e histórias estarão presentes para fazer parte deste trabalho.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será prognóstica, pois será observado todas as ações e condições de aprendizagens oferecidas durante a realização do projeto onde, será acompanhado as conquistas e dificuldades dos discentes ao longo do processo aprendizagem.
"Professor, reflita e avalie a sua própria atuação muito mais do que avaliar propriamente a dos seus alunos."
DALILA VALQUÍRIA
Coordenadora pedagógica
Março 2011
quarta-feira, 16 de março de 2011
EXEMPLO DE FÉ E PERSEVERANÇA! PARABÉNS!
Existem duas frases muito faladas popularmente uma, diz o seguinte: falar de mim é fácil , difícil é ser eu ! e a outra diz: NUNCA DIGA A DEUS QUE TEM UM GRANDE PROBLEMA MAS, SIM, DIGA AO SEU PROBLEMA QUE VOCÊ TEM UM GRANDE DEUS!
Sabem o motivo pelo qual utilizei essas expressões como introdução ? Foi pelo fato de resumirem muito bem a tragetória de vida de uma pessoa muito especial para nós , e assim gostaria de agradecer não somente eu, mas todo o alunado e pais dessa humilde comunidade Sol Nascente, pelo grande exemplo a ser seguido por todos nós de uma pessoa genuínamente modesta, humilde e além de tudo guerreira ,que é você: Dalvaci, pois além de ser humano, mulher, esposa e mãe é uma excelente profissional. É isso mesmo! Vímos o quanto tem se esforçado nessa batalha cotidiana á qual se doa em prol da educação. Essa nossa querida e admiravél amiga, divide seu tempo tão bem que ainda prestígia uma outra pequena comunidade chamada: Sítio Baixio então preparei algumas fotos onde podemos contemplar algumas das atividades por ela feita com seus alunos no Carnaval da referida comunidade citada anteriormente! A você Dalvaci o nosso muito obrigado!
POSTADO POR VANÊSA CATARINA.
A PREFEITURA DE LUÍS GOMES DISTRUIBUI MUDAS DE MANGUEIRAS PARA AGRICULTORES DO MUNICÍPIO
Foram adquiridas 1.000 (mil) mudas sendo que, 200 (duzentas), serão utilizadas na arborização da cidade, e o restante foi distribuído aos agricultores que estiveram presentes na Escola Municipal “Professor Dubas”.
Participaram da reunião o prefeito, Carlos José Fernandes (“DEDEZINHO”), os vereadores Vicente Feliciano, Lindalva Batista, Agostinho Bernardo e Maria Gerusa, secretários municipais, representantes de associações e agricultores de várias partes do município.
O encontro foi conduzido pelo próprio gestor municipal que, juntamente com os beneficiários, definiram os critérios para a distribuição. Ficou convencionado que cada agricultor teria direito a receber onze mudas.
Quando abriu espaço para ouvir opiniões sobre as necessidades dos agricultores, ou alguma outra colocação que achassem pertinentes, estes reivindicaram a disponibilização de novas culturas, como jaca e pitanga.
O chefe do executivo luís-gomense assumiu o compromisso de buscar mecanismos para atender o pleito; além de outras que sejam adequadas para o clima do município de Luís Gomes. Ele ainda se comprometeu em distribuir mais mudas nos anos vindouros, como forma de contribuir com a agricultura do município serrano, que também já é contemplada com o programa do corte de terra.
O Engenheiro Agrónomo, Luciano Torquato, fez uso da palavra e explicou sobre a forma de plantio da muda e sobre os cuidados a serem tomados para a sua manutenção das árvores como, também, a prevenção do ataque de pragas.
segunda-feira, 14 de março de 2011
Hoje tem marmelada? 27 de março Dia do Circo.
A versão do circo como conhecemos - com picadeiro, lona, números com animais - é recente e foi criada pelo suboficial inglês Philip Astley, por volta de 1770, que montou um espetáculo eqüestre que contava com saltadores e palhaços.
Não entraremos no mérito da origem do Circo, procuraremos, portanto, apresentar alguns exemplos que mais se prolongaram como espetáculos circenses ao longo da história da humanidade.
O Coliseu de Roma, um anfiteatro reconstruído pelo imperador romano Júlio César, por volta dos anos 40 a.C., onde cabiam 87 mil espectadores, atraídos pelas mais variadas atrações, tais como: homens louros das regiões nórdicas, animais exóticos, engolidores de fogo, e posteriormente gladiadores que lutavam até a morte - a atração mais esperada pelo público do Coliseu.
A luta entre os gladiadores no Coliseu começou com o reinado de Nero (ano 54 a 68 da era cristã), era a instituição no Império Romano do chamado "panis et circense" (pão e circo), que tinha por objetivo dar ao povo comida e diversão, para que estes não clamassem por mudanças ou melhorias que poderiam abalar as bases do Império Romano.
As touradas na Espanha, uma prática que teve origem em Creta, onde o objetivo era domar e matar touros enfurecidos pelos gritos e pelos golpes de espadas aplicados pelos toureiros.
A arte acrobática na China, utilizada em um torneio chamado "A batalha contra Chi-hu" (Chi-hu equivalente a chefe de tribo), que consistia em um exercício de batalha, com participantes portando chifres nas cabeças, lançando-se uns contra os outros em grupo de dois ou três. Conhecido como o "jogo das cabeçadas" na era do imperador Wu, da dinastia Han (220-206 a. C.), transformou-se e passou a chamar-se Pai-Hsi (os cem espetáculos). A encenação evoluiu e tomou a forma de espetáculos anuais, conhecidos como o Festival da Primeira Lua. Que ganhou novos números com o passar do tempo.
No Brasil, "o maior espetáculo da Terra" tem origens tão diversas, quanto dissonantes; consenso mesmo só existe no fato de se admitir que houve uma chamada "Idade do Ouro", que segundo Omar Eliott, diretora da Escola Nacional de Circo no Rio de Janeiro durante o século XIX, os grandes circos estrangeiros vinham para cá aproveitando momentos econômicos favoráveis, como o ciclo da cana-de-açúcar, o "boom" da borracha e a ascensão do café, tomados como exemplos.
Os circos chegaram a ter entre seus espectadores, gente da nobreza e até mesmo imperadores.
Acredita-se que, com as constantes perseguições aos ciganos na Península Ibérica, muitos tenham chegado ao Brasil e entre suas atividades incluíam-se o adestramento de animais selvagens, o ilusionismo e as exibições com cavalos, conforme relata a pesquisadora Alice Viveiros de Castro, que afirma "sempre houve ligação dos ciganos com o circo".
Atualmente, a grande maioria dos circos não usa mais animais em seus espetáculos, passou a contar com números mais ousados, primando pela encenação e pela profissionalização de seus componentes, com objetivo de competir com cinemas, teatros e outras formas de entretenimento.
sexta-feira, 11 de março de 2011
Nossa humilde homenagem ao Dia Internacional da Mulher!
Que tras beleza e luz aos dias mais dificeis
Que divide sua alma em duas
Para carregar tamanha sensibilidade e força
Que ganha o mundo com sua coragem
Que traz paixão no olhar
Mulher
Que luta pelos seus ideais
que dá a vida pela sua familia
Mulher
Que ama incondicionalmente
Que se arruma, se perfuma
QUE vence o cansaço
Mulher
que chora e que ri e
Mulher que sonha...
Tantas mulheres, belezas unicas, vivas .
Cheias de mistérios e encanto!
Mulheres que deveriam ser lembradas,
amadas admíradas todos os dias...
Para você mulher tão especial...
Feliz Dia Internacilnal da Mulher!!!
quinta-feira, 10 de março de 2011
quinta-feira, 3 de março de 2011
A QUE PONTO CHEGAREMOS ?
Após a retirada do corpo da criança do local, a população comovida gritava por Justiça na rua. Os policiais realizam buscas pela região acompanhados por familiares da menor. Eles procuram por um homem que foi visto por uma testemunha junto com a menina.
Delegado Robson Costa, responsável pela investigação do caso, afirmou que a ex-amante do pai da criança, conhecida como Luciene, matou a criança. Ele explicou que ficou emocionado e chorou ao encontrar o corpo, pois tinha esperança de encontrá-la com vida.
O corpo da criança estava desfigurado e vai passar por exames, inclusive a partir das digitais da menina. Lavínia estava desaparecida desde a madrugada de segunda-feira. Ela completaria 7 anos no dia 13 de março.
Imagens de câmeras do circuito interno de um ônibus mostram a menina Lavínia acompanhada pela amante do pai, Luciene Reis, momentos após o sequestro ocorrido na segunda-feira (28). A informação foi divulgada nesta quarta-feira (2) pelo delegado Robson Costa, da 60ª DP (Campos Elíseos), responsável pela investigação do caso O delegado Robson Costa decretou a prisão temporária de 30 dias para Luciene. Ela está na delegacia, aguardando transferência para a carceragem da Polinter.
Apesar dos indícios, Luciene nega a autoria do crime. Chorando e escondendo o rosto, a suspeita disse: "Não fui eu, não fui eu". O delegado Robson Costa informou que a amante do pai de Lavínia vai responder pelo crime de sequestro seguido de morte. Segundo a polícia, a pena para o delito pode variar de 24 a 30 anos.
A polícia informou ainda que testemunhas do hotel, onde o corpo de Lavínia foi encontrado, reconheceram Luciene. O delegado acredita que a menina teria sido assassinada no dia em que sumiu de casa.
A mãe de Luciene, a aposentada Neide Reis, de 57 anos, afirmou que a filha sempre teve problemas de relacionamento com a família desde quando era criança. No entanto, a mãe ficou surpresa e ainda resiste a acreditar que a filha tenha assassinado a criança de maneira tão cruel.
R$ 2 mil podem ter motivado o crime
"A ganância foi o principal motivo", diz o delegado, que afirma não acreditar que o pai da menina nem o ex-marido de Luciene tenham envolvimento no crime. Ainda de acordo com Robson Costa, o crime teria sido motivado por dinheiro.
Segundo a polícia, Luciene sabia que o pai de Lavínia tinha cerca de R$ 2 mil em casa, provenientes da venda de um carro. As investigações indicam que, ao entrar na casa da família, a amante teria chamado a atenção da menina e resolveu levá-la para não ser reconhecida. A polícia afirma ainda que ela tinha a intenção de incriminar o ex-marido.No dia do seu desaparecimento, um vizinho chegou a informar que Rony dos Santos, pai da menina, e Luciene haviam brigado durante a madrugada e que a amante teria ameaçado se matar. Na noite de terça-feira (1º), uma testemunha afirmou à polícia que viu uma mulher arrastando uma criança com as mesmas características de Lavínia em Caxias.
Menina foi asfixiada com cadarço
Segundo a polícia, o corpo da menina foi achado por uma camareira do hotel, em baixo da cama, de bruços, enrolada numa toalha e com o cordão do tênis enroscado no pescoço.
Infelizmente é assim que a vida está seguindo rumos, rumos esses totalmente contraditórios a vontade de Deus para conosco, pois o Senhor Jesus disse em sua palavra: Eu vim para que todos tenham vida e vida com abundância. Porém o inimigo de nossas almas vem com outra tese ele veio matar, roubar e destruir e é isso que vem se repetindo em meio a nossa sociedade atual as pessoas esquecem do maior mandamento do Senhor -Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo. Enfim, esse fato deixou tenho certeza chocada não apenas a mim, mas, todas as pessoas que tenham o amor de Deus no coração.
quarta-feira, 2 de março de 2011
Piu, piu, piu coloca a mão em meu ombro,
Piu, piu, piu não deixa o trem descarrilhar,
Eu sou a maquina e vocês são os vagões
e os passageiros são os nossos corações...
Espero que estejam gostando desses novos conteúdos que resolvi trazer para vocês. Pois tudo é feito com bastante carinho. Aliás peço encarecidamente aos queridos visitantes que se possivel sejam nossos seguidores fico grata!
Este cantinho foi pensado para dividir esperiências, idéias, projetos e pensamentos a respeito da educação, é aqui neste espaço que deixamos registrados nossa paixão pela educação, compartilhando nosso cotidiano escolar. Educar é mais que ensinar conteúdos, é desenvolver habilidades , auxiliar na construção do conhecimento, é fazer parte da vida do outro, é incentivar o amadurecer, o desabrochar e o viver. Lições úteis para uma vida inteira.